top of page
  • betofamed

Bem vindos ao Blog da Dra. Luana Vasconcelos! Vamos começar falando de acne!

Updated: Apr 30, 2021

Aqui você encontrará sempre dicas atualizadas sobre os temas mais importantes nos cuidados com a pele. Hoje, iniciaremos conversando sobre acne. Talvez você esteja mais acostumado a chamar essas lesões de cravos e espinhas.


Quem nunca teve ou conheceu alguém com uma ou muitas dessas lesões? As espinhas e cravos marcam a VIDA de muitas pessoas e não somente sua pele. Interferem na saúde, aparência e bem estar. Vamos entender um pouco sobre esse assunto tão importante.


A nossa pele possui glândulas sebáceas responsáveis pela produção de uma camada protetora rica em componentes gordurosos. Os orifícios destas glândulas podem obstruir, formando o que denominamos comedões (cravos), espinhas ou mesmo nódulos e cistos. Em certas fases da vida, como na adolescência, e em certos lugares do nosso corpo, como na face, esse processo ocorre de maneira mais intensa afetando a auto-estima de muitas pessoas.


A excelente notícia é que possuímos muitas armas eficazes para lidar com essa condição. Desde sabonetes específicos, antibióticos tópicos e orais, substâncias secativas, etc. Mas as medicações que revolucionaram o tratamento dos cravos e espinhas, foram os retinoides, dos quais o grande exemplo é isotretinoína. Essas medicações agem na raiz do problema, suprimindo as glândulas sebáceas, mantendo efeitos duradouros mesmo após a descontinuação do uso.

Outro ponto importante é que as cicatrizes e manchas ocasionados pela acne, possuem tratamentos estéticos que visam uniformizar o tom da pele e suavizar marcas, com resultados promissores. Agende sua consulta e conheça mais. Nos vemos na próxima postagem com mais temas interessantes. Um abraço!

26 views0 comments
bottom of page